Dissertação, Tese e suas Defesas

O aluno estará apto a defender sua dissertação quando:

•  tiver completado os créditos em disciplinas e tiver aprovação na componente curricular denominada “Estágio de Docência” constante como disciplina no sistema acadêmico vigente;
  • tiver sido aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira;
  •  tiver pelo menos um artigo submetido, relacionado à sua dissertação e como primeiro autor, em periódico com corpo editorial, classificado na lista QUALIS de Geociências;
  • tiver sido aprovado no exame de qualificação.

A dissertação poderá ser elaborada com a inclusão de pelo menos um artigo submetido/aceito em periódico com corpo editorial classificado na lista QUALIS de Geociências e um texto complementar da dissertação incluindo: Objetivos, Metodologia, Estado atual do conhecimento, Conclusões relacionadas à pesquisa, e lista de referências bibliográficas completa; tendo o mestrando como primeiro autor, abordando tema diretamente relacionado ao seu projeto de dissertação e ter sido submetido após o ingresso do estudante no programa.

O aluno estará apto a defender sua tese quando:

•  tiver completado os créditos em disciplinas e tiver aprovação em duas das componentes curriculares denominadas por “Estágio em Docência” constantes como disciplina no sistema acadêmico vigente;
  •  tiver sido aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira;
  •  tiver pelo menos um artigo submetido, relacionado à sua tese e como primeiro autor, em periódico com corpo editorial classificado na lista QUALIS de Geociências;
  •  tiver sido aprovado no exame de qualificação.

A tese, um dos requisitos para a obtenção do grau de doutor, é entendida como trabalho original de pesquisa, que represente uma contribuição significativa ao conhecimento do tema desenvolvido.

A tese poderá ser elaborada com a inclusão de pelo menos dois artigos submetidos/aceitos em periódico com corpo editorial classificado na lista QUALIS de Geociências e um texto complementar incluindo: Objetivos, Metodologia, Estado atual do conhecimento, Conclusões relacionadas à pesquisa, e a lista completa de referências bibliográficas. Os artigos devem ter o doutorando como primeiro autor e abordar tema diretamente relacionado ao seu projeto de tese e deverá ter sido submetido após o ingresso do estudante no programa.

Defesa da dissertação e/ou tese

A defesa de dissertação ou de tese, é realizada em local, dia e hora estabelecidos pela Coordenação do Programa, divulgada pelo menos com sete (07) dias de antecedência, sendo sua realização aberta ao público.

O prazo entre a entrega dos exemplares da dissertação ou Tese aos membros da Comissão Examinadora e a data da defesa da dissertação não poderá ser inferior a quinze (15) dias. A entrega deve ser acompanhada do formulário de encaminhamento para defesa de Dissertação ou Tese. Para a marcação da defesa no sistema acadêmico, devem ser enviadas à Secretaria do Programa as seguintes informações: título do trabalho, palavras-chave, número de páginas, data, hora, local e banca sugerida.

Os membros das comissões de defesa de dissertação ou de tese devem atribuir ao candidato uma das seguintes menções: aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado, prevalecendo a avaliação de dois examinadores, no mínimo, para o Mestrado, e de quatro examinadores, no mínimo, para oDoutorado. O aluno que recebeu a menção reprovado é cancelado de imediato do programa.

O candidato terá o prazo de sessenta dias (60), contados a partir da data da Defesa pública, para entrega à Secretaria de Pós-Graduação da versão corrigida da dissertação ou da tese, em arquivo PDF, em uma mídia (cd ou dvd) com o encaminhamento e anuência do orientador.
Não serão aceitos depósitos de versão final de trabalhos sem o encaminhamento por parte do orientador.
A versão final da dissertação ou tese deve estar em conformidade com o guia de normalização da Biblioteca da UFC.

Para fins de solicitação do diploma o discente titulado deve entregar na Coordenação, juntamente com a versão corrigida da dissertação ou tese os seguintes documentos: cópia de ata de defesa; cópia do diploma de graduação para emissão de diploma de mestrado e cópia dos diplomas de graduação e de mestrado para emissão de diploma de doutorado; cópia de documento de identidade e do CPF; documento de Nada Consta emitido pela biblioteca e ficha de homologação da defesa emitido pelo sistema de controle acadêmico.
Conforme as Normas Gerais, dos cursos de pós-graduação stricto sensu – UFC, o prazo para confecção do diploma é de 60 a 120 dias (Art 39, § 5).