gov.br

Programa de Pós-Graduação em Geologia

Área do conteúdo

Egressa de doutorado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFC vence o Prêmio SBGf de melhor tese em Geofísica de 2021

Data de publicação: 8 de novembro de 2021. Categoria: Notícias
A tese intitulada “Characterization of deepwater reservoirs in a frontier basin in the Brazilian Equatorial Margin: from seismic processing to machine learning approach”  de Karen Maria Leopoldino Oliveira recebeu o prêmio de melhor tese outorgado pela Sociedade Brasileira de Geofísica no dia 08 de novembro de 2021, por ocasião da realização do 17th International Congress of the Brazilian Geophysical Society.
A tese aborda técnicas de machine learning aplicadas ao método geofísico sísmico foram utilizadas para estudar o potencial exploratório da Bacia do Ceará, na Margem Equatorial Brasileira, uma fronteira mundial de recursos para a indústria petrolífera. No estudo foi possível realizar o mapeamento de possíveis reservatórios em águas profundas, trazendo informação sobre a geomorfologia sísmica 3D e o potencial petrolífero da região. A pesquisa teve a colaboração de pesquisadores da University of Oklahoma no estágio com bolsa Fulbright.
O trabalho contou com a orientação do professor Mariano Castelo Branco, do Departamento de Geologia e coordenador do Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto, e coorientação do professor Francisco Nepomuceno, do Departamento de Física, e coordenador do Centro de Excelência em Geofísica do Petróleo da UFC.
Os estudos foram publicados em periódicos internacionais como a Marine and Petroleum Geology, Interpretation e um aguarda publicação como capítulo de livro na Geological Society of London – Special Publications. Além disso, foram publicados 2 artigos na revista online da American Association of Petroleum Geologist (AAPG) explorer, na seção Geophysical corner, em janeiro e outubro de 2021.
A autora fez diversas palestras sobre a pesquisa a convite de capítulos estudantis de universidades brasileiras e participou de eventos nacionais e internacionais.