Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Geologia

Área do conteúdo

Aluna recém-egressa de doutorado da Geologia é destaque na Capes com pesquisa sobre a origem do petróleo na Bacia do Ceará

Data de publicação: 27 de outubro de 2021. Categoria: Notícias

A doutoranda recém-egressa Ana Clara Braga de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC, foi destaque recentemente na página da Capes com pesquisas sobre a origem do petróleo na Bacia do Ceará. Ana Clara foi orientada pelo professor Daniel Rodrigues, do Departamento de Geologia, e co-orientada pelo professor Francisco Nepomuceno, do Departamento de Física. A pesquisadora trabalhou no Laboratório de Interpretação Sísmica da UFC e faz parte do grupo de pesquisas associado ao projeto intitulado Brazilian Equatorial Margin: a new exploration frontier.

Em entrevista ao programa Bolsista em Destaque, Ana Clara descreve sua especialização e como seu projeto foi desenvolvido com foco em dados geoquímicos para investigar a geração de hidrocarbonetos na Bacia do Ceará. Seus estudos sugerem que dois eventos anóxicos oceânicos foram cruciais na geração de petróleo durante o Período Cretáceo (145-66 milhões de anos atrás). Os estudos foram publicados em dois periódicos internacionais, South American Earth Sciences e Marine and Petroleum Geology.

Recentemente, oportunidades exploratórias em águas profundas têm atraído empresas e investimento do setor petrolífero para bacias costeiras no Estado do Ceará e em outras ao longo da Margem Equatorial brasileira.

A reportagem publicada e 22/10/2021 pela Capes pode ser acessada em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/geologia-explica-origem-do-petroleo-na-bacia-do-ceara

Fonte: Prof. Daniel Rodrigues – Degeo

 

 

 

Acessar Ir para o topo