Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Geologia

Área do conteúdo

Publicação apoiada por projeto do Departamento de Geologia descreve nova espécie de cogumelo fóssil entre as mais antigas já descobertas

Data da publicação: 15 de setembro de 2025 Categoria: Notícias

Por sua fragilidade e efemeridade, cogumelos estão entre os fósseis mais raros. Na recente edição de setembro da revista Botanical Journal of the Linnean Society, um artigo apoiado por projeto do Departamento de Geologia relata a descoberta de 14 exemplares de uma nova espécie de cogumelo que agora figura entre duas mais antigas já descobertas e preenche uma lacuna na compreensão evolutiva do reino Fungi.

Preservado no calcário da Formação Crato (Bacia do Araripe), os exemplares descritos de Edaphagaricites conicus são do início do Cretáceo (mais de 100 milhões de anos atrás) e representam os mais bem preservados já descritos para a Classe Agaricomycetes, sendo provavelmente terrícolas e associados à degradação de matéria orgânica vegetal tombada, como na serrapilheira. Sua ocorrência tão antiga associada a estimativas de taxa de sedimentação da rocha em que se preservou fornecem ainda o primeiro ponto de calibração para seu tempo de divergência evolutiva da Ordem Russulales dentro de seu reino. Com isso, a Formação Crato destaca-se uma vez mais como um dos jazigos mais importantes do mundo em termos de qualidade e quantidade de espécimes fossilizados, possuindo agora representantes de todos os cinco reinos da vida conhecida na Terra.

O autor principal do artigo, William Gobo, foi orientado por Roberto Iannuzzi, professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC. Também participam da pesquisa os professores Daniel Rodrigues e Wellington Ferreira, ambos do Departamento de Geologia, além de pesquisadores do INPA, UFSC e, no âmbito internacional, do Instituto Senckenberg Dresden e da Freie Universität Berlin (Alemanha).

Finalizado em 2022, o projeto Probral Capes-DAAD de cooperação Brasil-Alemanha, abreviado “Crato Fossil Lagerstaette”, continua a render frutos demonstrando a importância de parcerias internacionais em pesquisa apoiada por recursos de agências de fomento.

O artigo pode ser acessado em: https://academic.oup.com/botlinnean/advance-article-abstract/doi/10.1093/botlinnean/boaf059/8250210?redirectedFrom=fulltext

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo