Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Professores e egressas do PPG em Geologia publicam o “Cretaceous Lagerstätten of the Cariri Stone” junto ao IUGS

Data da publicação: 2 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

Com a participação dos professores e egressas de doutorado e de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Geologia, o Cretaceous Lagerstätten of the Cariri Stone foi eleito como um sítio de patrimônio geológico internacional pela IUGS (União Internacional de Ciências Geológicas – www.iugs-geoheritage.org).

“Um Sítio de Patrimônio Geológico da IUGS é um lugar-chave com elementos ou processos geológicos extraordinários da mais alta relevância científica, usado como referência global e/ou com uma contribuição substancial para o desenvolvimento das ciências geológicas ao longo da história”.

A alta diversidade e abundância de grandes répteis, dinossauros e pterossauros, peixes, insetos, crustáceos e plantas em depósitos lacustres hipersalinos credenciou a indicação do Crato Fóssil Lagerstätten, que é conhecido por seus notáveis ​​depósitos fósseis, permanecendo como um marco na significância paleontológica globalmente. A rica biodiversidade desta área atrai um número significativo de acadêmicos e turistas e desempenha um papel crucial no aprimoramento da economia local.

A publicação do Crato Fóssil Largestätten pode ser acessada em https://iugs-geoheritage.org/geoheritage_sites/cretaceous-lagerstatten-of-cariri-stone/

A equipe envolvida na indicação e publicação do Cretaceous Lagerstätten of the Cariri Stone para integrar o The Second 100 Geoheritage Sites book foi composta pelos pesquisadores  Profa. Dra. Maria Somália Sales Viana (UVA e PPGG-UFC), Prof. Dr. Virginio Henrique de Miranda Lopes Neumann (UFPE), Prof. Dr. Allysson Pontes Pinheiro (URCA), Profa. Dra. Maria Edenilce Peixoto Batista (URCA, egressa de pós-doutorado do PPGG), Prof. Dr. Wellington Ferreira da Silva Filho (DEGEO e PPGG-UFC), Dra. Olga Alcântara Barros (URCA, egressa de doutorado do PPGG) e Profa. Dra. Maria da Glória Motta Garcia (USP e PPGG-UFC).

O livro que contém o sítio Cretaceous Lagerstätten of the Cariri Stone pode ser baixado gratuitamente em https://iugs-geoheritage.org/publications/.