Professor do PPG em Geologia é agraciado com um dos mais importantes prêmios das Geociências do Brasil

Data de publicação: 23 de julho de 2024. Categoria: Notícias

O professor Felipe Holanda dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Geologia e do Departamento de Geologia, foi anunciado vencedor do Prêmio Martelo de Prata da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) na edição de 2024.

O Martelo de Prata é o segundo prêmio mais antigo da SBG, concedido desde 1966. Entre os 54 premiados desde então, figuram nomes de relevância nacional e internacional como Benjamin Bley de Brito Neves, Reinhardt Adolfo Fuck, Alcides Nóbrega Sial, Emanuel Ferraz Jardim de Sá, e muitos outros. O prêmio reconhece “profissionais das Geociências destacados por sua produção em pesquisa científica ou trabalhos técnicos, e que tenham, no máximo, 10 anos de conclusão do curso de graduação”. Oficialmente, o prêmio será concedido em uma cerimônia durante o 51º Congresso Brasileiro de Geologia, em Belo Horizonte (MG), no mês de outubro.

O professor Felipe graduou-se no Curso de Geologia da UFC (2009 a 2014), tendo sido um aluno dedicado, atuando como monitor em disciplinas de campo e laboratório como Geologia Geral, Fotogeologia e Sensoriamento Remoto e Campo I. Cursou mestrado (2014-2016) e doutorado (2018-2021) em Geociências pela UNICAMP, período em meio ao qual também realizou um curso de especialização em Formação Didática pela UNIVESP (2019-2021). Embora jovem, foi professor concursado pela UFOPA em meio ao mesmo período (2017-2023), retornando ao Departamento de Geologia da UFC também como professor concursado em 2023.

Professores, alunos e TAEs do PPG Geologia felicitam o prof. Felipe por esta grande conquista que muito nos honra e entra para a história dessa instituição.