Aluno do Doutorado em Geologia tem sua tese publicada em periódico internacional Qualis A1

Data de publicação: 23 de abril de 2024. Categoria: Notícias

O egresso de doutorado Dr. Francisco Irineudo Bezerra de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Geologia publicou o artigo A palaeoecological analysis of the Cretaceous (Aptian) insect fauna of the Crato Formation, Brazil na Paleogeography, Paleoclimatology, Paleoecology, uma das mais conceituadas revistas internacionais na área de Geociências de classificação A1 pela CAPES.

Sua tese ASPECTOS TAFONÔMICOS E PALEOECOLÓGICOS DAS PALEOENTOMOFAUNAS DAS FORMAÇÕES CRATO E FONSECA, foi dividido e publicada em 4 artigos científicos, todos em periódicos internacionais, com revisão por pares, de classificação A1 e A2.

Utilizando amostras oriundas das Bacias do Araripe (sul do Ceará) e Fonseca (interior de Minas Gerais), a tese investigou as características físico-químicas de artrópodes fósseis preservados nestas unidades, a fim de entender o ambiente de preservação, o funcionamento e a diversidade destes ecossistemas antigos.

Conhecido por Irineudo, por professores e colegas, foi estudante da rede pública do Estado do Ceará, ingressou no curso de graduação em Geologia da UFC, concluindo o mestrado e doutorado na mesma Universidade.

Seu interesse pela pesquisa científica se deu quando, ainda na graduação, conheceu a rica coleção do acervo paleontológico do Departamento de Geologia. Foi monitor de paleontologia por 2 anos e publicou seu primeiro artigo ainda como estudante de graduação. Durante o mestrado publicou 6 artigos e ao longo do doutorado, 10 artigos e 2 capítulos de livro. Antes mesmo de terminar o doutorado já era consultor de 3 revistas internacionais na área de Geociências.

Foi um aluno que sempre se destacou na graduação pela visão científica além da extraordinária dedicação. Sua pesquisa foi inovadora e bem-sucedida pela capacidade de integrar material geológico antigo com técnicas analíticas modernas, sendo um exemplo notável de habilidade em integração multidisciplinar.

Fonte: Prof. Marcio Mendes (UFC)